Como fazer?

E se o teu objetivo fosse passar 365 dias com livros  de um modo diferente e desafiante? Clica na imagem, lê o jornal e descobre, a seguir, como fazer.

Incentivados pelo texto, aqui ficam algumas sugestões para tapar “furos na cabeça” e ser “mais altos”, utilizando ferramentas da WEB para apresentar e explorar os textos de forma mais dinâmica e interativa, e te envolveres com eles de um modo que pode ir muito além das tuas expectativas. 

A metodologia utilizada será, essencialmente, ativa, isto é, centrada em ti, uma vez que lês, que gostas de falar do que lês, que escreves e que tens  gosto em criar produtos inovadores, inventivos e dinâmicos, aprecias  as ferramentas digitais e utiliza-las com alguma ou até com muita destreza. O teu professor limitar-se-á, talvez, a monitorizar o teu trabalho, intervindo apenas quando necessário e fornecendo indicações mais precisas no início do processo, ou no decorrer do mesmo, se delas necessitares

Estas atividades poderão ser exploradas em PC, Tablet ou Smartphone, individualmente, a par ou em grupo.

O teu PROJETO PESSOAL DE LEITURA  desenvolver-se-á de forma sistemática, diariamente, ou não, e de acordo com a organização e  a disponibilidade de horário apresentados por cada turma.


A avaliação (e a autoavaliação) será feita com base nos critérios definidos por ti e pelo teu professor tendo em conta os objetivos delineados para esta  aventura.

Entre muitas outras ideias, poderás, ainda, fazer:

UM BOOK TRAILER

Tal como já foi referido, dispões de inúmeras possibilidades no que diz respeito à forma como vais explorar e  apresentar os teus  livros. Gostaste tanto do que leste que não queres perder a oportunidade de o transmitir aos teus colegas e ao teu professor e até, quem sabe, a toda a escola ou a um público mais alargado. Pretendes despertar a curiosidade desse público, mas gostarias de o  fazer de forma diferente. Então, por que não  fazer um  book trailer? Sabes o que é?


Claro, dirás tu. Deves, porém, ter em conta algumas regras. Clica e aprende a fazer.

(Se estiveres no smartphone clica aqui para veres a apresentação.)

Para concretizares uma atividade deste género, há várias ferramentas ao teu dispor, O Movie Maker, o Powtoon, o Biteable, o Genial.ly, etc.

UMA APRESENTAÇÃO ORAL DINÂMICA

Poderás optar por uma apresentação oral apoiada por uma ferramenta como, por exemplo, o Genial.ly

Espreita algumas dicas sobre  “Como fazer uma apresentação oral “.

UM PORTEFÓLIO DIGITAL

Sentes-te com imensa energia e queres  produzir um portefólio digital, onde poderás incluir todos os documentos que produziste no decorrer do processo de leitura. Organiza um pequeno  ebook, de acordo com as instruções num tutorial do Calaméo, por exemplo.  este   para teres uma ideia do que se pode fazer.


Já alguma vez  tinhas pensado que poderias ter um livro teu ou organizar um portefólio digital de leitura desta maneira? Fantástico, não é?  Também podes fazer o teu portefólio com a ajuda de uma outra ferramenta como o book creator, que te oferece diferentes possibilidades.  O teu portefólio digital  poderá  incluir:

. uma capa

. um título;

. uma ficha técnica;

. uma dedicatória;

. um índice;

. uma introdução/apresentação, enunciando expectativas, objetivos, os títulos das obras a ler e quando;

. as informações que recolheste;

. os textos que escreveste;

. o link das fichas de leitura realizadas; 

. outras atividades relacionadas com o projeto;

. uma conclusão;

. as referências bibliográficas;

. uma contracapa e uma breve sinopse.

Podes,  e deves,  personalizá-lo.  Os aspetos acima  são apenas sugestões que poderão ajudar-te a organizar o teu portefólio.

UM BOOKTOK 

já agora, tu, que utilizas o TIK TOK, não gostarias de fazer um booktok?  Há já muitos jovens a fazê-lo.  Vê aqui e inspira-te, mas não copies. Personaliza o teu booktok, sê criativo!

UM ROTEIRO DIGITAL DE LEITURA

Há obras sobre as quais se pode fazer um Roteiro Digital. Há muitos no PNL . Vê este fantástico  exemplo e não hesites em fazer um roteiro do livro que estás a ler.  Vê estes tutoriais: Google earth - tutoriais PNL2027

Poderás, ainda,  fazer:


Barras cronológicas –  indicação dos acontecimentos mais relevantes de uma narrativa.

Nuvens de palavras – seleção das 15 palavras essenciais à compreensão da história.

Podcasts - leitura dos excertos que mais te agradaram; 

BD digitais - narração sob a forma de uma história aos quadradinhos;

Escape room - jogo de fuga baseado em enigmas. 

Mapas mentais - uma representação visual de conceitos e ideias.