Ler para quê?

A motivação é indispensável à formação de leitores. Apresentam-se, assim, algumas ideias pensadas para serem usadas pelos  professores  e pelos alunos, a quem nos dirigimos, com o objetivo de estimular  o gosto e o  interesse pela leitura. 

Ao longo do ano letivo vais, certamente, desenvolver um PROJETO PESSOAL DE LEITURA, mas antes lê alguns excertos que poderão influenciar as tuas decisões e aumentar o teu desejo de ler.

Já vi gente sair de dentro dos livros. Gente atarefada até com mudar o mundo, saem das histórias e vestem-se à pressa com roupas diversas e vão porta fora a explicar descobertas importantes. Muita gente que vive dentro dos livros tem assuntos importantes para tratar. Precisamos de estar sempre atentos. Às vezes, compete-nos dar apoio. Alguns livros obrigam-nos a pôr mãos ao trabalho. Mas sem medo. O trabalho que temos pela escola dos livros é normalmente um modo de ficarmos felizes.

        

                                  Valter Hugo Mãe, “Bibliotecas”, In Contos de cães e maus lobos. Porto: Porto Editora, 2015

Uma biblioteca é um labirinto. Não é a primeira vez que me perco numa. Eu e o meu pai temos isso em comum. Penso que foi isso que lhe aconteceu. Ficou perdido no meio das letras, dos títulos, perdido no meio de todas as histórias que lhe habitavam a cabeça. Porque nós somos feitos de histórias, não é de a-dê-énes e códigos genéticos, nem de carne e músculos e pele e cérebros. É de histórias. O meu pai, tenho a certeza, perdeu-se nesse mundo e agora ninguém lhe consegue interromper a leitura.

 Afonso Cruz, Os livros que devoraram o meu pai. Lisboa: Editorial Caminho, 2010

Afonso Cruz crê que somos feitos de histórias, que até somos devorados por elas,  e Valter Hugo Mãe vê gente a sair de dentro dos livros e gente a viver dentro deles. Uns e outros, afinal, andam sempre muito atarefados, pois têm muito que aprender e que fazer, mas tudo o que querem é encontrar um modo de serem felizes.  E tu, vais também pôr  mãos ao trabalho? Ainda não sabes muito bem, é isso? Será porque pensas  que são ambos escritores e, por conseguinte, gostam de livros e de histórias?

Se queres saber mais sobre estes autores, acede à Biografia do primeiro e à Autobiografia do segundo. As coisas que se descobrem quando somos curiosos… 

Clica na imagem,  vê o vídeo e pensa nas questões debatidas na conversa entre Ricardo Araújo Pereira e alguns colegas teus, na biblioteca da sua escola.  

Os benefícios da leitura são muitos. Elege os que consideras mais importantes e acrescenta outros que, no teu entender, a leitura  pode trazer.

,  agora, o vídeo de um  estudante  da Escola Secundária de Amares, Francisco Macedo,  que testemunha bem os benefícios da leitura. Não são precisas mais palavras!

Faz o Quiz, “ Descobre o/a autor(a) e a sua obra” e verifica se te identificas com algum destes autores e com os seus textos.


Clica na foto para aceder ao quiz.

No século XX, o romancista Daniel Pennac enunciou de uma forma original  os Direitos do Leitor:

Fonte da imagem: Pinterest

De um modo ou de outro,  quaisquer que sejam os direitos em que te revês, o que te aconselhamos é que leias mesmo!