Orientações

Os resultados do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens realizado pelo IAVE (2021)  para aferir o impacto do 1.º confinamento apontam para dificuldades na área da leitura, para as quais  poderá ter contribuído a redução de práticas de leitura continuadas,  devido à pandemia. 

A leitura é fundamental para o sucesso dos alunos pela sua transversalidade e pela forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares. O sucesso neste domínio está diretamente relacionado com a frequência de contactos com livros e com práticas de leitura, pelo que o tempo dedicado à leitura condiciona de forma decisiva os progressos na compreensão, cabendo à escola um papel relevante no ensino da leitura e na promoção do gosto de ler. 

No âmbito do Plano 21|23 Escola+,  que visa a recuperação das aprendizagens, procurando garantir que ninguém fica para trás, o PNL2027 disponibiliza propostas de trabalho integradas na ação Escola a Ler: para os 1.º e 2.º ciclos, Leitura Orientada na Sala de Aula e, para o 3.º ciclo, Contratos de Leitura.

O PNL2027 propõe que os docentes do ensino básico reforcem as atividades em torno do livro e, nesse sentido, apresenta um conjunto de orientações organizadas em oito áreas.

Síntese do documento

As práticas de leitura e a ação da escola para estimular e promover o gosto pela leitura, induzir hábitos leitores e a leitura de obras completas foram muito prejudicadas durante a pandemia. É indispensável que os professores possam retomar e reforçar essas práticas com o entusiasmo e a convicção de quem sabe que irão fazer a diferença na aprendizagem em todas as áreas curriculares e no percurso educativo das crianças.

Com este propósito, o PNL2027 propõe que os docentes dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico deem prioridade à leitura orientada em sala de aula.


Devem desenvolver-se tarefas de leitura e escrita em sala de aula. É aqui que se tem um impacto decisivo na aprendizagem da leitura e se garante que todas as crianças dominam esta competência. Por outro lado, a evidência comprova que o sucesso na compreensão dos textos está diretamente relacionado com o tempo efetivamente dedicado à leitura de livros, tanto na aula como em tempo livre.

2. Seleção de livros para leitura na sala de aula 

3. Sequências de atividades

As aulas dedicadas à leitura podem dividir-se em vários momentos que cabe ao professor organizar de acordo com o seu próprio estilo de trabalho e com o ritmo da turma. 

 

4. Modalidades de leitura

O documento aborda e desenvolve as seguintes sequências de atividade:

5. Propostas de atividades

As Aprendizagens Essenciais identificam os conhecimentos, capacidades e atitudes que a escola deve assegurar em cada ano de escolaridade na disciplina/área curricular de Português. Esta identificação constitui uma referência importante para que os docentes possam avaliar em que medida cada um dos seus alunos se encontra longe ou perto das aprendizagens a atingir, nos vários domínios: oralidade; leitura; educação literária; expressão escrita; gramática.

...

Para estimular a compreensão leitora, o PNL2027 propõe um conjunto de exemplos de livros, com as respetivas propostas de atividades, adequados aos vários anos de escolaridade.

Estas propostas, muito diferentes entre si, foram feitas por professores do 1.º e 2.º ciclos, por elementos do Plano Nacional de Leitura e por alguns dos autores dos livros sugeridos que generosamente, colaboraram nesta tarefa.

Estes exemplos devem ser entendidos como documentos inspiradores para os professores, na construção de outras tantas propostas e seleção de títulos que diversifiquem e enriqueçam a prática da leitura e a compreensão dos textos, adequando-os aos interesses e gostos dos alunos.

6. Exemplos

Estas são as propostas de leitura do PNL2027 para cada um dos ciclos:

1.º Ciclo

2.º Ciclo

7. Abordagem de diferentes géneros de livros 

É aconselhável ter em conta que nenhum livro agrada a toda a gente e o que interessa a uns pode desagradar a outros. Para envolver todos os alunos é, indispensável que se diversifiquem temas, géneros e autores, escolhendo livros de um ou vários autores, antologias, coletâneas, ...

Ouvir ler ou contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções que proporcionam às crianças um enorme enriquecimento pessoal, contribuindo para alargar o léxico oral e para a formação de estruturas cognitivas que permitem compreender melhor e mais rapidamente não só as histórias escritas, mas também os acontecimentos do quotidiano.


Cada um destes géneros é apresentado de forma clara e concisa no documento.

(...) há crianças que não têm oportunidade de ouvir ler histórias na família. Cabe à escola assegurar que não falte a nenhum aluno essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura.

8. Avaliação do progresso dos alunos

A avaliação da leitura orientada em sala de aula pode ser realizada de forma natural, durante os momentos em que decorre e após a sua concretização.

Antes de se iniciar a leitura de qualquer obra, é útil transmitir aos alunos alguns conhecimentos sobre o assunto que irá ser abordado para facilitar a compreensão do que o livro lhes irá oferecer. Nesta introdução o professor poderá usar vários tipos de estratégias:

• Explicar e apresentar os assuntos essenciais e as ideias chave.

• Apresentar o livro convidando os alunos a porem hipóteses sobre o conteúdo.

• Introduzir vocabulário novo, que possa ser útil ou estimulante.

• Relacionar o assunto com conhecimentos que os alunos já possuem.

Suscitar dúvidas e introduzir problemas que interesse abordar.

Conduzir os alunos na busca da estrutura lógica das obras.

Após a conclusão da leitura de cada obra, podem incluir-se a resposta a questões ou questionários, curtos e simples, mas cuidadosamente elaborados. Os questionários podem incidir na motivação ou na compreensão, ajudando os docentes a analisarem o seu próprio trabalho e a aproximarem-se do que é mais adequado e eficaz para saber ler com proficiência, estimular o prazer de ler e o interesse pelos livros por parte dos alunos.

Monitorização

É possível realizar a monitorização da leitura orientada na sala de aula de forma natural, durante os momentos em que decorre, e aprofundá-la após a sua realização. A pedra angular do processo é a observação dos comportamentos das crianças, tanto no decurso da leitura como nos diálogos intercalares, pois permite obter informações relevantes acerca de atitudes e progressos e, acima de tudo, selecionar formas de acompanhamento e apoio ajustado para quem revele algum tipo de resistência ou dificuldade.

Feita de modo sistemático, a observação da leitura orientada permite apreciar:

• a fluência na leitura de palavras, frases, textos ou livros, quando os alunos são convidados a ler em voz alta;

• a compreensão dos textos e das obras lidas, verificável pelas dúvidas e sobretudo pelas respostas dos alunos a questões colocadas pelo professor ou por colegas;

• o interesse despertado por cada obra e a sua adequação à turma, verificável pelo nível de concentração durante a leitura e pela participação nos diálogos;

as atitudes dos alunos perante a leitura, tanto no que respeita à motivação, como à compreensão, verificáveis pelo seu envolvimento ou alheamento e pelas respostas de cada um.

Analisando a maneira como cada aluno responde oralmente ou por escrito a perguntas sobre o que leu ou ouviu ler, é possível verificar quais são os alunos que compreendem os textos e livros lidos na aula e quais os que ainda não conseguem compreendê-los.


É necessário ter em conta que, para atingir a competência própria do leitor experiente, é indispensável percorrer um caminho que envolve várias etapas e, por vezes, cada uma dessas etapas não é ultrapassada autonomamente, sendo necessário maior apoio dos docentes para alcançar os diferentes patamares de leitura:


Primeira etapa:

• Lê com fluência textos simples, de preferência com apoio de imagens.

• Repete frases para se autocorrigir.

• Para quando encontra palavras novas.

• Reconta o que leu seguindo a estrutura do texto.

• Dá respostas literais quando interrogado sobre o texto.


Segunda etapa:

• Lê textos familiares com alguma fluência.

• Autocorrige-se quando lhe apontam erros.

• Demora mais tempo a ler textos com caracteres mais pequenos.

• Reconta o que leu seguindo a estrutura da obra.

• Responde a perguntas, nem sempre consistentemente.


Terceira etapa:

• Lê, com autonomia e bom ritmo, livros de diferentes géneros.

• Consegue ler palavras longas sem hesitar.

• Consegue antecipar conteúdos que ainda não leu.

• Traduz informação desconhecida para expressões conhecidas.

• Reconta histórias nomeando a trama central e alguns pormenores.

• Domina léxico e morfossintaxe relativamente complexos.


Os alunos que se encontrem no 3.º patamar poderão ser convidados a apoiar colegas como tutores ou mentores de leitura.