Ligações úteis

Sítios, ligações e recursos que sistematizam informação sobre o livro, a leitura e o desenvolvimento da competência leitora

O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) é um dicionário online de português. Compreende o vocabulário geral e os termos das principais áreas científicas e técnicas. O DPLP contém informação sobre as diferenças ortográficas e de uso entre o português europeu e o português do Brasil.

O corrector ortográfico deteta erros de ortografia e apresenta sugestões para a sua correção.

O corretor sintático analisa frases completas, detetando erros estruturais ou de concordância e sugerindo a sua correção.

Plataforma onde se sistematizam as principais vertentes do conhecimento sobre a aprendizagem da leitura e da escrita. 

Para docentes da educação pré-escolar e do 1.º ciclo.

Conteúdos na área da leitura e da escrita que visam promover a leitura em diferentes suportes, a formação de diferentes segmentos da população e o desenvolvimento de uma cultura científica, literária e artística.

Na rede, lemos e escrevemos textos multimodais de forma cooperativa e interativa. Estamos horas a pesquisar, a publicar, a seguir amigos, a ouvir música, …

Com que eficácia o fazes?

O ensino da leitura no 1.º ciclo do ensino básico – crenças, conhecimentos e práticas dos professores é o novo estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Como se ensinam as nossas crianças a ler? Os professores têm conhecimento que lhes permitam ensinar as crianças de acordo com o que sabem serem as melhores práticas?