LOSA | Fase II
O que é?
O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula apresenta materiais didáticos e orientações para os professores, para todos os níveis de ensino, organizados a partir das dificuldades dos alunos. São explicados os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula. Os recursos são organizados por dificuldade identificada, ano de escolaridade e género textual.
Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.
Os princípios que orientaram a criação dos recursos do LOSA são os seguintes:
(i) exploração de géneros textuais específicos (e.g. biografia, conto, verbete de dicionário) em todos os níveis de ensino;
(ii) seleção dos níveis de compreensão da leitura a trabalhar em cada género textual e em cada ciclo de ensino em função das dificuldades evidenciadas pelos alunos em provas e estudos nacionais;
(iii) progressão entre ciclos tendo em conta a complexidade dos processos de compreensão da leitura e das características dos textos a ler.
Os descritores em foco em cada recurso têm como referência os documentos de orientação curricular designados por Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017).
Os recursos, que se organizam em torno de um suporte textual, destinam-se ao trabalho de leitura orientada em sala de aula, sob orientação do professor, e contemplam: (i) materiais para os alunos, organizados em função de diferentes momentos de leitura; (ii) orientações de implementação dos recursos para os professores.
Em simultâneo com a Fase II da LOSA, são disponibilizados os Planos de Intervenção em Leitura (LIGAÇÃO) e o Laboratório PNL (LIGAÇÃO), que poderão constituir um importante reforço ao trabalho das escolas neste âmbito. As escolas poderão candidatar-se a apoio do PNL para desenvolver os seus Planos de Intervenção em leitura, que estão em perfeita harmonia com esta medida, e poderão solicitar uma vaga para o laboratório PNL, tanto para a implementação da LOSA, como para o desenvolvimento de outras medidas.
Porquê?
Verificada a necessidade de desenvolver competências de leitura complexas, em que os alunos portugueses apresentam tipicamente dificuldades, em estudos nacionais e internacionais, entende-se que a segunda fase do LOSA deve apresentar propostas de trabalho focadas no desenvolvimento destas competências. Assim, e uma vez que os resultados evidenciam dificuldades sobretudo ao nível da compreensão, da análise e reflexão (indicadores do PISA*), centramos as propostas no trabalho destas competências. Pretendemos também que a intencionalidade didática transversal a todos os ciclos de ensino seja contemplada, e que a progressão que se espera ao longo da escolaridade se verifique no domínio de todas estas competências.
Para quê?
- Desenvolver as competências de leitura mais complexas, das inferências à interpretação e análise;
- Proporcionar o contacto com livros adequados ao perfil do aluno, de forma a estimular o gosto pela leitura e a alargar o horizonte de interesses e de complexidade dos textos lidos.
Como?
- Recurso aos materiais didáticos disponibilizados no Portal PNL2027, na área dedicada ao LOSA, para trabalho das competências de leitura mais complexas, como as inferências, a interpretação e a análise, por género.
- Organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias explícitas de leitura e sustentação da progressão dos alunos. Esta metodologia resulta num processo em que o aluno vai progressivamente dispensando os apoios de que inicialmente depende.
- Desenvolvimento das estratégias e modalidades de leitura exemplificadas nos recursos didáticos.
- Utilização de conjuntos de livros variados, de temas diferentes e adequados a diferentes níveis de leitores.
- Recurso às obras recomendadas no Catálogo PNL e outras disponíveis nas bibliotecas escolares do país.
- Possível integração do LOSA num Plano de intervenção em leitura a nível da escola e do agrupamento.
- Utilização de instrumentos de monitorização do progresso dos alunos entre níveis e nas dificuldades diagnosticadas – Instrumentos disponibilizados pelo PNL - Questionário de hábitos de leitura, passaporte de leitura, exemplo de guião de leitura Exploração de materiais, jogos, ferramentas e aplicações digitais para motivação e incentivo à leitura e à escrita.