LOSA | Fase II

O que é?  

 

O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula apresenta e disponibiliza um conjunto de recursos e orientações didáticas para trabalho da compreensão da leitura.  

Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.  

 

Para quem? 

 

Professores do 1.º ciclo e professores de português do ensino básico e secundário;

Alunos de todos os níveis de ensino, do 1.º ano ao 12.º ano. 

 

Os recursos: o que são e como se organizam? 

 

A partir de um texto, são apresentadas sugestões de atividades para diferentes momentos da leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com orientações didáticas para professores.  

Os recursos organizam-se por ciclo de ensino, ano de escolaridade e género textual. 

Explicam-se os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula. 


Princípios orientadores para a criação dos recursos: 

  

(i) exploração de géneros textuais específicos (e.g. biografia, conto, artigo de enciclopédia) em todos os níveis de ensino; 

(ii) seleção dos níveis de compreensão da leitura a trabalhar em cada género textual e em cada ciclo de ensino em função das dificuldades evidenciadas pelos alunos em provas e estudos nacionais;   

(iii) progressão entre ciclos tendo em conta a complexidade dos processos de compreensão da leitura e das características dos textos a ler.  

Os descritores em foco em cada recurso têm como referência os documentos de orientação curricular designados por Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017).  



Para quê? 

Abordagens didáticas que visem a aprendizagem explícita de estratégias de compreensão da leitura são preditoras do desenvolvimento de níveis superiores de proficiência na leitura.



Pretende-se:
 



Porquê?  

 

Verificada a necessidade de desenvolver competências de leitura complexas, em que os alunos portugueses apresentam tipicamente dificuldades, em estudos nacionais e internacionais, entende-se que a segunda fase do LOSA deve apresentar propostas de trabalho focadas no desenvolvimento destas competências. Assim, e uma vez que os resultados evidenciam dificuldades sobretudo ao nível da compreensão, da análise e reflexão (indicadores do PISA*), centramos as propostas no trabalho destas competências. Pretendemos também que a intencionalidade didática transversal a todos os ciclos de ensino seja contemplada, e que a progressão que se espera ao longo da escolaridade se verifique no domínio de todas estas competências.   


Como? 


Equipa: 

Coordenação: Adriana Cardoso, Joana Batalha e Ana Luísa Costa 

 

Autores: 

1.º Ciclo - Encarnação Silva e Mariana Pinto 

2.º Ciclo - Laura Guimarães e Conceição Neto 

3.º Ciclo - Conceição Neto e Maria João Covas 

Secundário - Miguel Correia e Maria João Covas 

 

Validação e edição: Equipa do PNL