LOSA | Fase II
O que é?
O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula apresenta e disponibiliza um conjunto de recursos e orientações didáticas para trabalho da compreensão da leitura.
Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade.
Para quem?
Professores do 1.º ciclo e professores de português do ensino básico e secundário;
Alunos de todos os níveis de ensino, do 1.º ano ao 12.º ano.
Os recursos: o que são e como se organizam?
A partir de um texto, são apresentadas sugestões de atividades para diferentes momentos da leitura: pré-leitura, leitura e pós-leitura, com orientações didáticas para professores.
Os recursos organizam-se por ciclo de ensino, ano de escolaridade e género textual.
Explicam-se os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula.
Princípios orientadores para a criação dos recursos:
(i) exploração de géneros textuais específicos (e.g. biografia, conto, artigo de enciclopédia) em todos os níveis de ensino;
(ii) seleção dos níveis de compreensão da leitura a trabalhar em cada género textual e em cada ciclo de ensino em função das dificuldades evidenciadas pelos alunos em provas e estudos nacionais;
(iii) progressão entre ciclos tendo em conta a complexidade dos processos de compreensão da leitura e das características dos textos a ler.
Os descritores em foco em cada recurso têm como referência os documentos de orientação curricular designados por Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017).
Para quê?
Abordagens didáticas que visem a aprendizagem explícita de estratégias de compreensão da leitura são preditoras do desenvolvimento de níveis superiores de proficiência na leitura.
Pretende-se:
desenvolver as competências de leitura mais complexas, das inferências à interpretação e análise;
implementar estratégias de meta compreensão para orientar o aluno no processo de leitura dos textos;
ensinar explicitamente estratégias de pesquisa, localização e organização da informação;
fomentar a capacidade de compreensão de inferências com graus de complexidade diferentes;
promover a descoberta de características de géneros textuais;
promover a leitura, usando o texto trabalhado como pretexto para a leitura de outros textos.
proporcionar o contacto com livros adequados aos perfis de leitores dos alunos, de forma a estimular o gosto pela leitura e a alargar o horizonte de interesses e de complexidade dos textos lidos.
Porquê?
Verificada a necessidade de desenvolver competências de leitura complexas, em que os alunos portugueses apresentam tipicamente dificuldades, em estudos nacionais e internacionais, entende-se que a segunda fase do LOSA deve apresentar propostas de trabalho focadas no desenvolvimento destas competências. Assim, e uma vez que os resultados evidenciam dificuldades sobretudo ao nível da compreensão, da análise e reflexão (indicadores do PISA*), centramos as propostas no trabalho destas competências. Pretendemos também que a intencionalidade didática transversal a todos os ciclos de ensino seja contemplada, e que a progressão que se espera ao longo da escolaridade se verifique no domínio de todas estas competências.
Como?
Recurso aos materiais didáticos disponibilizados no Portal PNL2027, na área dedicada ao LOSA, para trabalho das competências de leitura mais complexas, como as inferências, a interpretação e a análise, por género.
Organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias explícitas de leitura e sustentação da progressão dos alunos. Esta metodologia resulta num processo em que o aluno vai progressivamente dispensando os apoios de que inicialmente depende.
Desenvolvimento das estratégias e modalidades de leitura exemplificadas nos recursos didáticos.
Utilização de conjuntos de livros variados, de temas diferentes e adequados a diferentes níveis de leitores.
Recurso às obras recomendadas no Catálogo PNL e outras disponíveis nas bibliotecas escolares do país.
Possível integração do LOSA num Plano de Ação para a Leitura, a nível da escola e do agrupamento.
Utilização de instrumentos de monitorização do progresso dos alunos entre níveis e nas dificuldades diagnosticadas – Instrumentos disponibilizados pelo PNL
Questionário de hábitos de leitura, passaporte de leitura, exemplo de guião de leitura. Exploração de materiais, jogos, ferramentas e aplicações digitais para motivação e incentivo à leitura e à escrita (Vd. área de Recursos do PNL).
Equipa:
Coordenação: Adriana Cardoso, Joana Batalha e Ana Luísa Costa
Autores:
1.º Ciclo - Encarnação Silva e Mariana Pinto
2.º Ciclo - Laura Guimarães e Conceição Neto
3.º Ciclo - Conceição Neto e Maria João Covas
Secundário - Miguel Correia e Maria João Covas
Validação e edição: Equipa do PNL