LOSA | Fase II

O que é? 


O projeto Leitura Orientada em Sala de Aula apresenta materiais didáticos e orientações para os professores, para todos os níveis de ensino, organizados a partir das dificuldades dos alunos. São explicados os princípios didáticos, as estratégicas de leitura implicadas e as formas de utilização em sala de aula. Os recursos são organizados por dificuldade identificada, ano de escolaridade e género textual.  

Subjacente à criação destes recursos, está a ideia de que o desenvolvimento das competências de leitura pressupõe um ensino intencional, planeado e reflexivo, que se pode iniciar desde cedo, desenvolvendo-se ao longo de toda a escolaridade. 

 

Os princípios que orientaram a criação dos recursos do LOSA são os seguintes:  

(i) exploração de géneros textuais específicos (e.g. biografia, conto, verbete de dicionário) em todos os níveis de ensino;  

(ii) seleção dos níveis de compreensão da leitura a trabalhar em cada género textual e em cada ciclo de ensino em função das dificuldades evidenciadas pelos alunos em provas e estudos nacionais;  

(iii) progressão entre ciclos tendo em conta a complexidade dos processos de compreensão da leitura e das características dos textos a ler. 

  

Os descritores em foco em cada recurso têm como referência os documentos de orientação curricular designados por Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (ME, 2017). 

  

Os recursos, que se organizam em torno de um suporte textual, destinam-se ao trabalho de leitura orientada em sala de aula, sob orientação do professor, e contemplam: (i) materiais para os alunos, organizados em função de diferentes momentos de leitura; (ii) orientações de implementação dos recursos para os professores. 

Em simultâneo com a Fase II da LOSA, são disponibilizados os Planos de Intervenção em Leitura (LIGAÇÃO) e o Laboratório PNL (LIGAÇÃO), que poderão constituir um importante reforço ao trabalho das escolas neste âmbito. As escolas poderão candidatar-se a apoio do PNL para desenvolver os seus Planos de Intervenção em leitura, que estão em perfeita harmonia com esta medida, e poderão solicitar uma vaga para o laboratório PNL, tanto para a implementação da LOSA, como para o desenvolvimento de outras medidas. 



Porquê? 


Verificada a necessidade de desenvolver competências de leitura complexas, em que os alunos portugueses apresentam tipicamente dificuldades, em estudos nacionais e internacionais, entende-se que a segunda fase do LOSA deve apresentar propostas de trabalho focadas no desenvolvimento destas competências. Assim, e uma vez que os resultados evidenciam dificuldades sobretudo ao nível da compreensão, da análise e reflexão (indicadores do PISA*), centramos as propostas no trabalho destas competências. Pretendemos também que a intencionalidade didática transversal a todos os ciclos de ensino seja contemplada, e que a progressão que se espera ao longo da escolaridade se verifique no domínio de todas estas competências.  

Para quê?


- Desenvolver as competências de leitura mais complexas, das inferências à interpretação e análise;

- Proporcionar o contacto com livros adequados ao perfil do aluno, de forma a estimular o gosto pela leitura e a alargar o horizonte de interesses e de complexidade dos textos lidos.

 

Como?


- Recurso aos materiais didáticos disponibilizados no Portal PNL2027, na área dedicada ao LOSA, para trabalho das competências de leitura mais complexas, como as inferências, a interpretação e a análise, por género.

- Organização sistemática e intercalada de momentos de leitura em coletivo, em grupo e individual, com recurso a diferentes estratégias explícitas de leitura e sustentação da progressão dos alunos. Esta metodologia resulta num processo em que o aluno vai progressivamente dispensando os apoios de que inicialmente depende.

- Desenvolvimento das estratégias e modalidades de leitura exemplificadas nos recursos didáticos.

-  Utilização de conjuntos de livros variados, de temas diferentes e adequados a diferentes níveis de leitores.

- Recurso às obras recomendadas no Catálogo PNL e outras disponíveis nas bibliotecas escolares do país.

- Possível integração do LOSA num Plano de intervenção em leitura a nível da escola e do agrupamento.

 - Utilização de instrumentos de monitorização do progresso dos alunos entre níveis e nas dificuldades diagnosticadas – Instrumentos disponibilizados pelo PNL -  Questionário de hábitos de leitura, passaporte de leitura, exemplo de guião de leitura  Exploração de materiais, jogos, ferramentas e aplicações digitais para motivação e incentivo à leitura e à escrita.