Jorge Dias de Deus


Gradiva

Ver no catálogo

Ciência cosmológica - De onde vimos? Onde estamos? Para onde vamos?

Será o nosso Universo uma ilha limitada, perdida e mergulhada num meta-Universo, ou estaremos nós em geral perante um multiverso que vai além do Universo e requer a compreensão de leis gerais, o produto criativo dos nossos modelos? (p. 131)

Em sala de aula

Desde tempos imemoriais que a Humanidade se questiona sobre a origem do Cosmos, mas foi no séc. XX que surgiu a moderna cosmologia.

Relata a descoberta da era moderna que mais te surpreendeu e te fez encarar o Cosmos de forma diferente e esclarecida.

Em casa

Cria um jogo de tabuleiro, físico ou digital, que inclua factos, nomes, teorias e descobertas importantes, relatados no livro. Elabora as regras do jogo e produz o conjunto de perguntas e de respostas correspondentes. Joga, depois, com os teus amigos e amigas!

Jostein Gaarder

Presença

Ver no catálogo

A terra de Ana


Temos de aprender a antever os nossos descendentes, aproximar-nos daqueles que vão herdar a nossa terra. (p.159)

Em sala de aula

Ana sonha com o futuro e isso provoca várias reflexões da sua parte. De acordo com o que leste, que características pessoais melhor definem Ana?

Em casa

Imagina que, tal como Ana, virás a ter um(a) bisneto(a). Escreve-lhe a carta que gostarias que lesse daqui a setenta anos.

Tom Bullough

Matéria Prima

Ver no catálogo

A Magia das Estrelas: a fabulosa vida de Konstantin

Há apenas um caminho verdadeiro para a humanidade [...] - Temos de nos juntar para transformar as forças cegas e escravas da Natureza, que agem dentro e fora de nós, em instrumentos para a nossa própria libertação. (p.142)

Em sala de aula

Kostya, como era chamado, sofreu uma adversidade que viria a condicionar a sua vida.

O que lhe aconteceu? Terá esse facto sido determinante para que viesse a tornar-se cientista? Explica.

Em casa

Konstantin Tsiolkovsky, pai da ciência espacial russa, cuja história é relatada neste livro, disse que quanto maior é o progresso do homem, mais ele substitui o natural pelo artificial.

Concordas com esta afirmação? Dá exemplos que possam ilustrar a tua opinião e promove um pequeno debate entre os teus colegas, numa rede social à tua escolha.