Jordan Scott

il. Sydney Smith

Fábula

Ver catálogo

Eu falo como um rio

Tudo o que ouvem é que não falo como eles.

Tudo o que veem são as minhas caretas

e o medo que não consigo disfarçar.

Em sala de aula

O protagonista desta obra apresenta uma característica que o faz sentir-se inseguro e diferente dos seus pares, mas, por fim, aceita-se como é e acaba por concluir que fala como um rio.

Explica esta comparação.

Em casa

Pensa em situações em que, na tua vida, sentiste que o medo, por um lado, ou a diferença que sentes entre ti e os outros, por outro, te impediu de fazer alguma coisa de que gostavas. Como o superaste? O que dirias a alguém nessa situação?

Mariko Tamaki e Jillian Tamaki

Planeta Tangerina

Ver catálogo

Finalmente o Verão

  • Então… Vemo-nos no próximo ano.

  • Sim, acho que sim. Quer dizer, nós viremos sempre aqui no verão, certo? (p. 320)

Em sala de aula

Há muitos anos que, Windy e Rose passam o verão juntas, partilhando as dúvidas interesses. Mas, este ano, Rose começa a descobrir um mundo perigosamente diferente…

O que descobriu ela sobre as pessoas e sobre si própria?

Em casa

Relata as atribulações de um verão diferente e partilha-as, depois com os teus colegas.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

il. João Poupo

APS

Ver no catálogo

Armadilha digital

Enfiou-se no quarto, às escuras, e entrou em delírio como se o tivesse ali, ao pé dela, vestido de preto, a afastar a melena da testa e a dizer outra vez “A Beatriz teve 95%. “(p. 91)

Em sala de aula

Algo fragilizada emocionalmente, Beatriz é facilmente cativada pela conversa de um ex-formador de informática muito convincente.

A utilização de competências digitais para fins indevidos é uma prática para a qual devemos estar atentos. Alerta os teus colegas, tendo por base aquilo que leste.

Em casa

Transforma o livro lido, ou alguma passagem específica, num feed de notícias do facebook, ou de qualquer outra rede social à tua escolha, onde uma personagem nos relate algo da história.