Livros para ler o mundo

Leitura orientada

A leitura do mundo precede a leitura da palavra.

Paulo Freire

As histórias e a leitura promovem o desenvolvimento de vocabulário e de competências de interpretação, bem como o estabelecimento de relações entre as histórias e a vida e a consequente compreensão do mundo à nossa volta.

Como referido em Orientações, “o tempo dedicado à leitura condiciona de forma decisiva os progressos na compreensão, cabendo à escola um papel relevante no ensino da leitura e na promoção do gosto de ler.” A leitura apresenta, com efeito, um potencial mágico se fruída, feita por prazer. Pressupõe a leitura do mundo, mas também a leitura da palavra, permitindo que ambas se relacionem e façam sentido.

Livros para ler o mundo encontra-se organizado em várias temáticas, com livros apropriados à idade dos alunos, anos de escolaridade e competência leitora. Estas propostas apresentam uma diversidade de obras que podem ir ao encontro dos interesses e do gosto de professores e alunos.

Cada um dos temas dispõe de um conjunto de títulos organizados por ciclos (1.º, 2.º e 3.º) e anos de escolaridade (1.º/2.º, 3.º/4.º, 5.º/6.º, 7.º/8.º e 8.º/9.º). Clicando nas capas pode aceder-se a mais informação e ao catálogo do PNL2027.

Para cada livro, são sugeridas pistas de reflexão para apoio a atividades diversas, facilitadoras de um diálogo entre pares e com os professores. Outras leituras integra diferentes títulos complementares que podem alargar as escolhas.

***

No âmbito da Iniciativa Ler e dar a ler - Mediadores vão às escolas informa-se que já foram publicados os nomes dos Agrupamentos de Escolas selecionados . As sessões decorrerão entre setembro e dezembro de 2022. O PNL2027 propôs que seja dado um enfoque prioritário à Leitura Orientada em Sala de Aula (LOSA), dedicando uma hora a esta atividade, diariamente no 1.º ciclo e semanalmente no 2.º ciclo.