João Amaral

Porto Editora

Ver no catálogo

A viagem do elefante

- E quem vão ser as nossas testemunhas?

- Em primeiro lugar toda a comunidade religiosa da basílica e quantos cristãos dispostos consigamos reunir à entrada do templo.

- Em segundo lugar, a voz pública que, como sabemos, é capaz de jurar o que não viu.

- Incluindo acreditar em milagres que nunca existiram?

- São esses os mais saborosos. Dão trabalho a preparar, mas o esforço que pedem é, em geral, compensador!

Em sala de aula

O humor e a mais mordaz ironia de Saramago encontram-se patentes nesta obra, aqui tão bem recriada por João Amaral.

Além da crescente e pesada burocracia do estado, representada por Solimão/Salomão, o que se pretenderia também criticar?

Em casa

Escolhe uma personagem da obra e submete-a a um julgamento. Elabora o conjunto de questões que tu, enquanto advogado de acusação, lhe colocarias e imagina as suas respostas. Convida uma colega, dramatizem o episódio e gravem-no para apresentar à turma.

Harper Lee

Difel

Ver no catálogo

Por favor, não matem a cotovia

[...] Certo dia, Thomas Jefferson disse que todos os homens são criados iguais. [...]

Ao contrário do que algumas pessoas nos querem fazer acreditar, nós sabemos que os homens não são criados iguais…


Mas há um aspeto, neste país, em que os homens são criados iguais… há uma instituição humana para a qual um pobre é igual a um Rockefeller [...] Meus senhores, esta instituição é um tribunal. (pp. 291- 292)

Em sala de aula

Muitas vezes, no nosso dia a dia, não nos apercebemos das injustiças que nos rodeiam, mas Scout, uma menina atenta a quem os preconceitos incomodam, vai-se questionando sobre muitos dos problemas de que enferma a sociedade da época.

Escolhe uma passagem do texto, reveladora da perplexidade de Scout em relação a esses aspetos, apresenta-a aos teus colegas e fomenta um debate sobre eles.

Em casa

Utilizando uma caixa de pizza, reparte esta história em fatias. Relata os acontecimentos relativos a cada uma delas e justifica a tua escolha.

John Connolly

Bertrand

Ver no catálogo

O livro das coisas perdidas

Eram [as histórias] como sementes no bico de um pássaro, à espera de caírem à terra, ou como notas de uma canção pousadas numa pauta, ansiando ardentemente que um instrumento desse vida à música. [...] Podiam criar raízes na imaginação e transformar o leitor. As histórias queriam ser lidas [...]. precisavam de ser lidas. [...] Elas queriam que nós lhes déssemos vida.

(p.13)

Em sala de aula

Esta leitura faz-nos regressar à infância e, ainda que não seja um livro infantil, transporta-nos para um mundo mágico onde tudo o que podemos imaginar é real e a paixão pela leitura está sempre presente.

David, Robert, os Loups e a pequena Anne são algumas das personagens que mais atraem a nossa atenção. Seleciona duas das tuas preferidas e apresenta à turma os seus retratos psicológicos.

Em casa

Seleciona três parágrafos significativos do livro, que possam constituir o início de um texto e que ganhem vida na mão dos teus colegas, para uma atividade de escrita criativa.