Search this site
Embedded Files
Leitura Orientada
  • Início
  • LOSA | Fase II
  • Recursos didáticos
  • Livros para ler o mundo
    • Dilemas
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • A arte também se lê
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Coisas de números
      • 1.º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Viver com
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Aqui há ciência
      • 1º e 2º Anos
      • 3.º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • O mundo à nossa volta
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Livros com livros
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Aqui há histórias
      • Livros
    • Coisas para pensar
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Humores e risos
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Língua de perguntadores
    • Mundo que pula e avança
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
    • É ler assim perdidamente
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
    • Sentimentos e emoções
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
  • Arquivo LOSA | Fase I
Leitura Orientada
  • Início
  • LOSA | Fase II
  • Recursos didáticos
  • Livros para ler o mundo
    • Dilemas
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • A arte também se lê
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Coisas de números
      • 1.º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Viver com
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Aqui há ciência
      • 1º e 2º Anos
      • 3.º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • O mundo à nossa volta
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Livros com livros
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Aqui há histórias
      • Livros
    • Coisas para pensar
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Humores e risos
      • 1º e 2º Anos
      • 3º e 4º Anos
      • 5º e 6º Anos
    • Língua de perguntadores
    • Mundo que pula e avança
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
    • É ler assim perdidamente
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
    • Sentimentos e emoções
      • 7º e 8º Anos
      • 8º e 9º Anos
  • Arquivo LOSA | Fase I
  • More
    • Início
    • LOSA | Fase II
    • Recursos didáticos
    • Livros para ler o mundo
      • Dilemas
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • A arte também se lê
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Coisas de números
        • 1.º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Viver com
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Aqui há ciência
        • 1º e 2º Anos
        • 3.º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • O mundo à nossa volta
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Livros com livros
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Aqui há histórias
        • Livros
      • Coisas para pensar
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Humores e risos
        • 1º e 2º Anos
        • 3º e 4º Anos
        • 5º e 6º Anos
      • Língua de perguntadores
      • Mundo que pula e avança
        • 7º e 8º Anos
        • 8º e 9º Anos
      • É ler assim perdidamente
        • 7º e 8º Anos
        • 8º e 9º Anos
      • Sentimentos e emoções
        • 7º e 8º Anos
        • 8º e 9º Anos
    • Arquivo LOSA | Fase I

8º e 9º Anos

É ler assim perdidamente


João Amaral

 Porto Editora

Ver no catálogo

A viagem do elefante

- E quem vão ser as nossas testemunhas?

- Em primeiro lugar toda a comunidade religiosa da basílica e quantos cristãos dispostos  consigamos reunir à entrada do templo.

- Em segundo lugar, a voz pública que, como sabemos, é capaz de jurar o que não viu.

- Incluindo acreditar em  milagres que nunca existiram?

- São esses os mais saborosos. Dão trabalho a preparar, mas o esforço que pedem é, em geral, compensador!

Em sala de aula

O humor e a mais mordaz ironia de Saramago encontram-se patentes nesta obra, aqui tão bem recriada por João Amaral.

Além da crescente e pesada burocracia do estado, representada por Solimão/Salomão, o que se pretenderia também criticar?

Em casa

Escolhe uma personagem da obra e submete-a a um julgamento. Elabora o conjunto de questões que tu, enquanto advogado de acusação, lhe colocarias e imagina as suas respostas. Convida uma colega, dramatizem o episódio e gravem-no para apresentar à turma.

Harper Lee 

Difel

Ver no catálogo

Por favor, não matem a cotovia

[...] Certo dia, Thomas Jefferson disse que todos os homens são criados iguais. [...]

Ao contrário do que algumas pessoas nos querem fazer acreditar, nós sabemos que os homens não são criados iguais… 


Mas há um aspeto, neste país, em que os homens são criados iguais… há uma instituição humana para a qual um pobre é igual a um Rockefeller [...] Meus senhores, esta instituição é um tribunal. (pp. 291- 292)

Em sala de aula

Muitas vezes, no nosso dia a dia,  não  nos apercebemos das injustiças que nos rodeiam, mas Scout, uma menina atenta a quem os preconceitos incomodam,  vai-se questionando  sobre muitos dos problemas de que enferma a sociedade da época.

Escolhe uma passagem do texto, reveladora da perplexidade de Scout em relação a esses aspetos, apresenta-a aos  teus colegas e fomenta um debate sobre eles.

Em casa

Utilizando uma caixa de pizza, reparte esta história em fatias. Relata os acontecimentos relativos a cada uma delas e justifica a tua escolha.

John Connolly 

Bertrand

Ver no catálogo

O livro das coisas perdidas

Eram [as histórias] como sementes no bico de um pássaro, à espera de caírem à terra, ou como notas de uma canção pousadas numa pauta, ansiando ardentemente que um instrumento desse vida à música. [...] Podiam criar raízes na imaginação e transformar o leitor. As histórias queriam ser lidas [...].  precisavam de ser lidas. [...] Elas queriam que nós lhes déssemos vida.

(p.13) 

Em sala de aula

Esta leitura faz-nos regressar à infância e,  ainda que não seja um livro infantil, transporta-nos para um mundo mágico onde tudo o que podemos imaginar é real e a paixão pela leitura está sempre presente.

 

David,  Robert, os Loups e  a pequena Anne são algumas das personagens que mais atraem a nossa atenção. Seleciona duas das tuas preferidas e apresenta à turma os seus retratos psicológicos.

Em casa

Seleciona  três parágrafos significativos do livro, que  possam constituir o início de um texto e  que  ganhem  vida na mão dos teus colegas, para uma atividade de escrita criativa.

7º e 8º Anos

Mundo que pula e avança

É ler assim perdidamente

Quem somos | Contactos
Google Sites
Report abuse
Page details
Page updated
Google Sites
Report abuse