Língua de perguntadores

Aprendemos a falar a nossa língua materna naturalmente com a nossa família e com os nossos amigos e, sem nos apercebermos, adquirimos o conhecimento das regras que a regem e fazem de nós bons falantes da língua. 

Quando aprendemos a escrever, temos de fazer novas aprendizagens suportadas pelas regras a que se chama gramática para podermos comunicar melhor. 

Estes livros convidam-te a aprender mais sobre o funcionamento da língua, a preservá-la, pois ela é um dos nossos patrimónios culturais e a sétima língua mais falada do mundo.

Aceita este convite. Não dês pontapés na gramática!

Catarina Sobral

Orfeu Negro

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Achimpa

Desaparecida desde o tempo dos afonsinhos, foi encontrada por acaso, num velho e já caquético dicionário.

Era uma nova palavra: ACHIMPA. 

(...) 

Não se sabia o que significava, nem sequer a que classe de palavras pertencia…


Todos somos capazes de reconhecer uma palavra da nossa língua. São dez as classes de palavras. Se soubermos a que classe pertencem, conseguimos formar bem as frases.

Enumera as classes que conheces. Dá um exemplo de cada uma.

Dou-te uma mnemónica que te ajuda a não esquecer as classes de palavras: PANDA VIP COME QUEIJO


P (pronomes)

A (adjetivos)

N (nomes)

D (determinantes)

A (advérbios)


V (verbos)

I (interjeições)

P (preposições)


C (conjunções)

Q (quantificadores)

José Fanha

il. Afonso Cruz

Texto 

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Esdrúxulas, graves e agudas, magrinhas e barrigudas

Resolvi fazer um esforço redobrado. Se nem sequer fosse capaz de dizer o seu nome, como é que podia desejar vir a ser seu amigo ou até mesmo seu namorado? - Repete comigo: ofélia-libélia-libelinha-bichaneca-pataroca-trocópasso-baleote.


O número de sílabas das palavras e a sua acentuação é variável.

Escolhe um dos textos do livro. Seleciona 3 palavras, uma para cada um dos acentos gráficos que conheces.

O autor fala em palavras magrinhas e barrigudas. Dá dois exemplos de uma palavra magrinha e de uma palavra barriguda.

António Mota

il. Afonso Cruz

Texto

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Max e Achebiche uma história muito fixe


A ortografia tem muito que se lhe diga. Quem bem conhecer as regras, bem escreve.

O X lê-se de diferentes maneiras conforme as palavras em que se encontra. Procura no livro três palavras em que o X se lê de maneiras diferentes.

“Galopava à velocidade das faíscas”. Conheces uma palavra homófona de “à”? Escreve uma frase com essa palavra.

Rosário Alçada Araújo

il. Afonso Cruz

Texto

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O dia em que o meu bairro ficou de pantanas


As palavras também têm famílias. 

E algumas são traiçoeiras; não são da mesma família, mas escrevem-se e lêem-se da mesma maneira.

Já ouviste falar em palavras homófonas, homónimas, homógrafas, parónimas? Sabes a diferença entre elas? És capaz de dar um exemplo de cada uma delas?


De uma das histórias do livro, escolhe uma palavra e encontra a sua família.

Margarida Fonseca Santos

il. Afonso Cruz

Texto

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Domínio do dominó e outras histórias

Tomás: - Mas, Aninha querida… Eu não quero ir contigo ao baile…

Ana: - Então… então vou com-vós, não, com-tus, não!, vou convosco!


A diferença entre determinantes e pronomes pode ser um caso bicudo.

Lê as frases seguintes e sublinha um determinante e um pronome.

“Como eram essas bolas de futebol?”

“Como [eram] aquelas ali ao canto?”


As frases seguintes têm 4 erros. Escreve-as corretamente: 

“Queria dar a aquele cão uma coisa especial… E agarrou em um biscoito e deu ele a o cão”.

Margarida Fonseca Santos

il. Afonso Cruz

Texto

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Chamem-lhes nomes!

Reuniu-se o conselho dos nomes coletivos. O caso não era para menos: estava em julgamento um grupo de animais nunca antes visto.


Há nomes comuns, próprios, coletivos. Conheces a diferença entre eles? 

O que os diferencia?

David Machado

il. Paulo Galindro

Presença

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O tubarão na banheira

O seu focinho de peixe saltou de expressão em expressão, que eu fui traduzindo com a ajuda do meu Caderno de Palavras Difíceis.

Pavor, 

    Estupefação,

            Apreensão,

                      Desconsolo,

                                  Melancolia.


Palavras difíceis? Ui!. Umas difíceis de escrever, outras de pronunciar, outras de entender.

Seleciona três palavras do livro que consideres difíceis. Consulta o dicionário e diz o seu significado.


Partilha três palavras muito difíceis e vê quem, na sala de aula, as conhece.

Catarina Sobral

Orfeu Negro

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Greve

Primeiro, foi a escrita a entrar em alvoroço.

Já não se punham os pontos nos ii…

Nem se usavam pontos finais, pontos de exclamação, pontos de interrogação, dois pontos, reticências e pontos e vírgulas.

ninguém entendia patavina do que se escrevia.


Os sinais de pontuação são para a escrita o que os nossos gestos são para a oralidade. Todos são importantes.

Aceitas um desafio? Pontua esta pequena fábula:

A raposa e as uvas

A raposa passava altiva

manhosa petulante e esfomeada

Quando no alto da latada viu 

cachos de uvas maduras que beleza

queria comê-los todos 

mas como não lhes conseguia chegar

disse para si  “Estão verdes Não prestam”


Ponto é uma palavra com mil sentidos. Escolhe os três teus favoritos.

Susana Ramos

Dinalivro

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Histórias de pontuar

A Vírgula Virgolina estava bastante transtornada e sentia que a sua vida era assombrada pela incompreensão:


A maior parte das vezes sem a pontuação não se consegue ler um texto com o devido ritmo e entoação. 

Experimenta ler a piada e o enigma que te propomos sem sinais de pontuação:

O freguês entrou na loja de animais e disse Quero um papagaio especial O vendedor respondeu-lhe chegou na hora certa temos um papagaio bilingue se levantar a pata direita ele fala português se levantar a pata esquerda ele fala espanhol O cliente não resistiu a perguntar o que acontece se ele levantar as duas patas O papagaio respondeu Eu caio


Um homem tinha um cão e a mãe do homem era também o pai do cão

Agora, pontua a piada corretamente e resolve o enigma.