A árvore dos desejos
Nunca tinha visto uma árvore com folhas brancas. - Dulcie arrancou uma folha, mal lhe tocou, a folha mudou de cor e ficou de um lindo azul. Todos arrancaram então uma folha da árvore. [...]a do rapaz ruivo ficou dourada; [...]
(p. 31 )
Em sala de aula
Esta narrativa brinca com o real e o imaginário, uma espécie de reflexo dos nossos desejos.
Acontece-te, por vezes, teres alguma dificuldade em distinguir o sonho da realidade? Relaciona o que te acontece com um dos episódios do livro.
Em casa
Ilustra uma das passagens do livro que mais tenha cativado a tua atenção.
O Jazz da Física . A Ligação Secreta entre a Música e a Estrutura do Universo
No Jazz, a improvisação não é apenas inventar qualquer coisa. O Jazz, como qualquer linguagem, tem a sua própria gramática e vocabulário. Não há certo ou errado, apenas algumas opções que são melhores do que outras. (p.233)
Em sala de aula
John Coltrane, bem como o músico e físico Stephon Alexander inspiraram-se em Einstein.
Que instrumento musical utilizou Stephon para as suas experiências e para descobrir a conexão entre as ondas fundamentais que compõem o som e as ondas que compõem tudo o resto?
Gostas de jazz? Escolhe um tema de Coltrane e dá-o a ouvir à tua turma.
Em casa
Constrói um folheto digital sobre o livro. Este deve conter um breve resumo e imagens. Lembra-te de que o folheto deve ser um desdobrável (que poderás imprimir) e de que as cores e os tipos de letra são essenciais.
Azul do meu coração
O nada aceitava a solidão. Mas a solidão não se aceitava a si própria. E, numa noite de criatividade, a noite imolou-se e, do calor da sua destruição, criaram-se as estrelas, um lençol enlutado, sem fim, ponteado com pontos brilhantes. (p. 29)
Em sala de aula
Azul do meu coração é um conto que elogia a Humanidade e a Terra, onde o que parece nem sempre é.
O que aprendeste neste livro que mais te surpreendeu?
Em casa
Combina uma conversa online com um(a) amigo(a) sobre tudo o que aprendeste ao ler este livro e partilha-a no vosso grupo de amigos. Podes pedir-lhes que também se pronunciem sobre o assunto.