O caderno vermelho da rapariga karateca
Não, na verdade (o que é a verdade?), não quero dar uma tareia em ninguém, quero só beijar o Raul (mariquinhas, “próprio de romance”, ombros sólidos, cabelo repleto de nêsperas). (p.62)
Em sala de aula
N não é uma menina, é karateca. N tem muitas dúvidas e apenas uma grande certeza. Que certeza é essa e a “quem” confessa ela os seus sentimentos e as suas dúvidas?
Em casa
Imagina que também tens e, provavelmente, até terás um caderno como o de N. Escreve, pelo menos, duas páginas, em que converses com ele e lhe transmitas as tuas impressões sobre o livro que leste. Podes, em alternativa, usar uma ferramenta digital para BD, combinando a imagem com o texto. Aprende mais em Como fazer?
Anne dos cabelos ruivos
Mas para Anne aceitar as coisas com calma seria preciso mudar a sua própria natureza. Toda “espírito, fogo e orvalho” como era, os prazeres e os desgostos da vida afetavam-na com uma intensidade redobrada. (pp. 213)
Em sala de aula
Determinada, impulsiva, inteligente, sensível, imaginativa e encantada pelas palavras, Anne terá muitos desgostos, mas brilhará e encontrará o seu lugar no seio de uma sociedade extremamente conservadora.
Salienta o episódio que mais atraiu a tua atenção e em que Anne revele as suas mais surpreendentes características. Transmite à turma uma ou duas considerações que possam ser discutidas em conjunto.
Em casa
Redige uma recensão crítica sobre esta obra, que possa ser publicada no jornal da tua escola.
Vê o trailer da série aqui.
Heartstopper
Porque é que ele me diz sempre olá todas as manhãs? Será uma piada? Será outra vez como quando me fizeram bullying o ano passado? [...] Ele deve achar que me vou fazer a ele ou assim... (p.14)
Em sala de aula
Esta é a história de dois rapazes que têm uma relação “firme, carinhosa e de suporte mútuo. [...] Como é que chegaram a esse ponto? E para onde seguiram a partir daí?”
Na tua opinião, qual é o maior medo que enfrentam as pessoas que têm um relacionamento como o destes jovens?
Em casa
Grava um podcast em que faças uma reflexão sobre esta problemática e partilha-o numa rede social da tua preferência.