1.º Ano

A Ovelha Curiosa

A ovelha Curiosa nunca está quieta. Em vez de seguir as companheiras e obedecer ao cão pastor, vai atrás do que lhe parece interessante. Às vezes isso é um problema.


Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

Ilustrações: Nuno Feijó

Editora: Caminho

Segredos

Dez histórias, dez segredos, dez textos breves de António Mota, que convidam a viajar ao lado do sonho e das coisas marcantes da vida que nos acontecem em secretos dias que nunca mais esquecemos. Dez histórias, dez segredos que conhecemos ao longo deste livro com as inconfundíveis ilustrações de Marta Torrão, Prémio Nacional de Ilustração 2004.

Autor: António Mota

Editora: Asa

Chocolata

O que faz um hipopótamo fêmea sair da selva e ir à cidade? Uma ótima casa de banhos!

Chocolata acordou cedo, pegou numa minimala e partiu para a cidade. Lá comprou roupa, sapatilhas, biquíni de tamanho XL e camisa de dormir e à tarde foi à casa de banhos, onde encontrou outros animais.

Antes de regressar a casa, o hipopótamo fêmea não se esqueceu de comprar uma prenda ao Teófilo: um livro sobre a selva africana. O amigo esperava-o ansioso por ouvir as novidades.

Autora: Marisa Núñez

Editora: OQO

O dinossauro

Dinossauro é já um clássico da Literatura infantil Portuguesa. Textos muitos curtos, frases simples, uma grande imaginação, uma ternura com a qual se tropeça a todo o momento, muita cor, vários ingredientes para tornar este livro num presente que os adultos gostam de dar e as crianças gostam de receber. O Dinossauro é uma bem humorada história escrita e ilustrada por Manuela Bacelar e que se encontra também publicada em França.

Autora: Manuela Bacelar

Editora: Afrontamento

A que sabe a lua?

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?

Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la...

Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".

Autor: Michael Grejniec

Editora: Kalandraka

Mimi e Rogério vão à praia

Com tanto calor, a Bruxa Mimi não consegue ficar em casa, e decide partir com o Rogério rumo à beira-mar. Mal chega à praia, estende a toalha na areia e corre para o mar para dar um mergulho - ao contrário de Rogério, que odeia água! Mas à medida que a maré vai subindo, as ondas vão-se aproximando do sítio onde a Mimi deixou as suas coisas - e levam-lhe a vassoura. Ela bem tenta que a vassoura responda ao seu «Abracadabra», mas nem tudo corre como previsto...

Autor: Paul Korky

Editora: Gradiva