2.º Ano

As gémeas fazem anos 

As gémeas fazem anos e querem convidar toda a turma e mais uns amigos para a festa surpresa que os pais lhes estão a preparar. O presente especial que vão receber é um cão pequenito, com o pelo cheio de caracóis… Esta é a primeira de muitas aventuras para os mais novos.


Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Editora: Caminho

A menina que detestava livros

"Eu detesto livros! - Era assim que falava a Mina, sempre que alguém lhe falava de livros.

Os seus pais eram leitores entusiastas. Tinham a paixão da leitura e, para desespero da filha, enchiam de livros toda a casa. Pior ainda: liam livros ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.

Era demasiado.

Mas, um certo dia, algo de verdadeiramente espantoso aconteceu. Foi uma autêntica reviravolta na vida da Mina.

Também ela começou a gostar de livros e a ler, a ler, a ler..."


Autora: Manjusha Pawaji 

Editora: Terramar 

Histórias para meninos "não quero"

Era uma vez um menino que não queria comer a sopa, não queria dormir, não queria estar em casa, não queria ir para a rua, não queria tomar banho, não queria sair do banho, enfim, não queria. Era uma vez uma princesa que não gostava de comer com as mãos e inventou um garfo. Era uma vez um menino que pediu a um mágico que o pusesse a falar com os seus brinquedos, mas o mágico era muito distraído, enganou-se nas palavras mágicas e causou uma grande confusão.

Três histórias para crianças dos 4 aos 8 anos, escritas com a linguagem das crianças e ilustradas com humor e sensibilidade.


Autor: Vanda Gonçalves 

Editora: Gradiva 

A princesa da chuva

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição.

Certo dia, o inesperado aconteceu…

Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida.

Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo também felizes os que estão à nossa volta.

 

Autora: Luísa Ducla Soares

Editora: Porto Ed. (edição anterior da Civilização)

O H perdeu uma perna

Hoje, às 10 horas, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o H? "Eu vou mas é perguntar às outras letras do alfabeto se me podem ajudar. Talvez me possam dar um bocado de si próprias. Assim, eu fico outra vez um H como deve ser."


Autora: Ana Vicente

Editora: Oficina do Livro

Um lobo culto

Contudo, ser aceite num círculo tão exclusivo não é coisa fácil. Os animais da quinta impõem-lhe um desafio atrás de outro e o lobo esquece a fome, enquanto anda da escola para a biblioteca e desta para a livraria. Pascal Biet criou quatro personagens encantadoras e um nostálgico cenário campestre, com muitos pormenores que as crianças e os adultos podem observar enquanto lêem a história.

 

Autor: Pascal Biet

Editora: Gato na Lua