3.º Ano

Os Primos e a Bruxa Cartuxa

Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.


Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Editora: Caminho

Acho que posso ajudar

Dentro deste livro, há ratos, gatos, monstros, bruxas, corujas, palhaços com alergias, moleiros sem farinha, uma avó bem penteada, balões, estrelas, muita ventania e uma grande vontade de ajudar!

Autor: David Machado 

Editora: Alfaguara 

Um rapaz invulgar

Albert nasceu em 1879. Não era um bebé particularmente bonito, pois era demasiado gordo e a sua cabeça parecia ser maior do que a dos outros bebés. Foi crescendo mas não se tornou um rapaz simpático - batia na irmã, enfurecia os professores e não tinha muitos amigos. Divertia-se a construir castelos de cartas, puzzles, a tocar violino e adorava os enigmas da geometria e da matemática. Na escola, era um rapaz discreto, pouco exuberante. Alguns professores avaliavam-no como sendo pouco inteligente. Contudo, os seus pensamentos estavam destinados a mudar o nosso mundo.

Com simplicidade, num texto repleto de pormenores descritos com muita graciosidade, acompanhado por imagens que traçam um retrato humano, por vezes solitário, Don Brown dá-nos a conhecer o lado brilhante de Albert Einstein, enquanto menino e jovem. O resultado é uma interpretação terna da aventura que foi o crescimento de um dos mais importantes pensadores do século XX.


Autor: Don Brown 

Editora: Gatafunho 

Os dois corvos

A única história infantil contada por Aldous Huxley, autor de o O Admirável Mundo Novo chegou a Portugal traduzida por Luísa Costa Gomes. A história de um casal de corvos, a quem uma cobra comia os ovos. Até ao dia em que o Mocho Velho inventou uma forma de salvá-los.

 

Autor: Aldoux Huxley

Editora: Dom Quixote

O veado florido

Era uma vez um senhor muito rico que possuía nos jardins do seu palácio os mais exóticos animais. Para que nunca esses jardins ficassem vazios, o senhor enviava para todas as terras, conhecidas ou desconhecidas, criados seus, em busca de novos animais. Um deles, o mais experiente, encontrou um veado com hastes adornadas com as mais belas e delicadas flores. Consegue atraí-lo e levá-lo para o palácio do seu senhor. Mas, chegado lá, o veado deixa de ser florido…

 

Autor: António Torrado

Editora: Asa II (edição anterior da Civilização)

O aquário

Uma história de peixes, cores e sabores para os mais pequenos. Um aquário é também um mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos e ideias feitas. As ilustrações ajudam a compreender situações e personagens, sem deixarem de construir um cenário onírico e sedutor.

 

Autor: João Pedro Mésseder

Editora: Caminho (edição anterior da Deriva)