4.º Ano

Uma aventura voadora

Um príncipe das arábias decide visitar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, arte que sobremaneira ele aprecia, e decide fazer um concurso com falcões cujo prémio é uma joia valiosíssima.

Os ladrões decidem roubar a joia, mas, como se encontra muito bem guardada, não a conseguem roubar. A alternativa é raptar o filho do príncipe e pedir um resgate.

Vamos ver como atuam os nossos heróis para resolver mais este crime.


Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada 

Editora: Caminho 

O menino eterno

Nesta narrativa cruzam-se valores intemporais e uma sabedoria de fundo naturalista, nascida de um incessante e renovado olhar atenciosamente concedido às "coisas pequenas". A magia da infância, a amizade, a solidariedade, a importância da Natureza e dos seus elementos, o respeito pelos outros, em particular pelos mais velhos e pela sua sabedoria, surgem representados nesta «lenda» protagonizada pelo camponês Pi Wang, um homem especial que consegue concretizar «o maior dos sonhos»: ser eternamente criança. Este livro, pleno de elementos simbólicos (como a montanha, a cor azul ou o rio) e luminoso não só nas palavras, mas também nas ilustrações (vivas e fortes, como, aliás, é já próprio das imagens criadas por Danuta Wojciechowska), faz, assim, viajar no espaço e no tempo, convidando à fantasia e a uma ininterrupta contemplação dessa «imensa página azul do céu», onde - quem sabe? -, um dia, poderemos assistir ao maravilhoso voo «a cavalo de um cometa» desse "sempre-menino". A primeira edição deste livro, ilustrada por Henrique Cayatte, foi escolhida, em representação de Portugal, para a Lista de Honra do IBBY, em 1994.


Autor: José Jorge Letria 

Editora: Dom Quixote 

Rafaela

Margarida Fonseca Santos é já uma escritora conhecida dos leitores mais novos publicando na colecção «Arca do Tesouro» as histórias do Frik. É nesta mesma colecção que agora nos apresenta uma nova personagem, a Rafaela, uma menina invulgar, sonhadora e criativa, com uma imaginação tão poderosa que muitas vezes não é compreendida pelos outros. Em algumas situações, por exemplo na escola, os colegas e a professora não lhe dão ouvidos, tal como os seus pais, o que deixa Rafaela um pouco triste e sozinha. Nessas alturas, a menina esconde os seus próprios pensamentos, com receio de ser mal interpretada. Mas o que ninguém esperava é que graças à imaginação de Rafaela todos seriam salvos de uma situação absolutamente assustadora. Uma aventura empolgante, com bonitas ilustrações de Inês do Carmo.


Autora: Margarida Fonseca Santos 

Editora: Presença 

A verdadeira história da Alice

Alice é uma pessoa pequena que observa com os olhos gigantescos da infância as pessoas grandes que a rodeiam. Uma vez feita a apresentação de Alice, ela percorre noutros contos o essencial da sua visão dos grandes: palavras, nomes, segredos. Fica assim preparada para a entrar no grande espelho da sala, que é como quem diz, no reverso das coisas. Para Rita Taborda Duarte, A Verdadeira História da Alice (Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian/jornal Expresso) passa pela observação, pela linguagem, pela poesia (há ainda uma curta antologia no final, que inclui, além da autora, Carlos de Oliveira, Alexandre O’Neill e Almeida Garrett). As ilustrações de Luís Henriques não se soltam nunca do óbvio.

 

Autora: Rita Taborda Duarte

Editora: Caminho 

Seis histórias às avessas

Neste livro juntam-se seis contos imprevisíveis, com personagens únicas: um vampiro que bebia groselha, um monstro, uma menina de cabelos de ouro, um príncipe mandrião e os viajantes de uma máquina do tempo que aterrou em Portugal e viaja pela nossa História.

Com enredos impregnados de humor que nos cativam, estas histórias não deixam, contudo, de nos convidar à reflexão.

 

Autora: Luísa Ducla Soares

Editora: Porto Ed. (edição anterior da Civilização)

O soldadinho de chumbo

Era uma vez uma colecção de soldadinhos de chumbo que pertenecia a um menino. Um dos soldadinhos não tinha uma perna. Entre os muitos brinquedos do menino, havía também um bonito palácio em papel, no meio do qual estava uma bailarina que levantava elegantemente os braços. E aconteceu que o soldadinho e a bailarina se apaixonaram um pelo outro, perante o olhar invejoso de um pequenino duende...

 

Autor: Hans Christian Andersen

Editora: Dom Quixote