Ativista

Não sei viver sem uma causa. Estou sempre a questionar, a organizar, a mobilizar…

7.º ANO

A mulher de ferro

A Mulher de Ferro irrompe do pântano próximo da casa onde vivia Lucy para destruir a Fábrica do Lixo, causadora da poluição de todo aquele espaço que era belo. Esta menina vai pedir ajuda a Hogarth e ao seu amigo Homem de Ferro para, em conjunção de esforços, acalmarem aquela figura terrível e salvarem a vida do planeta. Quando esse objetivo foi atingido, a felicidade voltou e a Natureza sorriu.


Autor – Ted Hughes

Trad. Sara Vieira

 Ponto de Fuga, 2018

ISBN 978-989-99759-5-8

Nesta obra, tudo acaba bem, mas sabemos que os ataques ao equilíbrio do planeta são sucessivos e  queres evitar que persistam. 

Transforma-te num repórter de rádio ou de  televisão e faz uma reportagem em direto sobre uma situação relatada no livro que te tenha atraído e possa captar a atenção do público, convidando-o a refletir e a alterar comportamentos.

Santiago: o lince da herdade das romeiras

Novela protagonizada por Santiago, um dos linces que vivem no Vale do Guadiana; pai de duas ninhadas, resolve partir para a reserva de Doñana. Um brutal incêndio obriga-o a fugir e regressar à Serra da Malcata, onde reencontra a fêmea, mãe das suas crias. E a vida ali continua...


Autora – Isabel Maria Fidalgo Mateus

Ediliber, 2018

ISBN  978-989-99758-1-1

A proteção dos animais  selvagens tem mobilizado muitos cidadãos a nível global.

Encontras-te entre as pessoas sensíveis a este problema?

Dá a conhecer a tua opinião aos teus colegas, escolhendo passagens do livro que se possam constituir como exemplos do que pensas.

Informa-te noutras narrativas e artigos disponíveis na Web. 

8.º ANO

Somos os 99% - para viver num mundo mais justo e sustentável

Este livro parte do slogan usado pelo Ocuppy movement nos EUA em 2011, o qual passou a ser o lema da luta pelo fim das desigualdades em todo o mundo. Os autores relatam as histórias ficcionais de cinco jovens de diversos países, etnias, religiões e regiões do planeta, desde grandes metrópoles até áreas mais remotas, e nas suas vidas, que montados nas suas bicicletas, procuram esclarecer o que são desigualdades graves nas perspetivas: económica, educativa, laboral, de recursos naturais e na saúde.

O texto, apelativo e de fácil leitura, é acompanhado de estatísticas simples e esclarecedoras de questões complexas que afetam as nossas vidas, para o que contribuem também as interessantes ilustrações.


Autor – Marc Grañó, Gonzalo Fanjul Suárez

Trad. Rita Custódio, Àlex Tarradellas

Nuvem da Tinta, 2018 

ISBN 978-989-665-505-1

A leitura foi inspiradora?

Escreve um texto argumentativo em que  dês a conhecer as causas que defendes, apresentando provas e exemplos baseados nas informações e esclarecimentos encontrados na obra. Seleciona os mais importantes e ilustrativos.

A cada estrela cadente

Sungju Lee é um jovem coreano que, subitamente e sem explicação, tem de deixar com a família a cidade de Pyongyang, onde vivia bem, para ir morar numa pequena cidade do norte, sem quaisquer condições.

O estranho desaparecimento do pai e, depois, da mãe, obriga-o a ir viver para a rua e formar um gangue para não morrer à fome. Um sentimento de fraternidade dá-lhes a esperança de melhores dias. Depois de muito mendigar, roubar, lutar e, enfim, sobreviver, consegue fugir para a Coreia do Sul. Aqui faz um percurso académico brilhante e mantém a sua luta pelos Direitos Humanos.


Autor: Sungju Lee, Susan McClelland

 Trad. Marta Pinho

Asa, 2019

 ISBN 978-989-23-4395-2

A luta pelos Direitos Humanos é um dever de todos nós.

Quais os direitos humanos que destacarias para que situações idênticas não se repitam?

Escreve três slogans para mostrares numa manifestação a favor dos Direitos Humanos, inspirando-te na luta do protagonista.

Podes utilizar a ferramenta digital Canva, selecionando o template Banner para os divulgares (um por slogan).

Sabe mais em Como fazer?

9.º ANO

A nossa casa está a arder - a nossa luta contra as alterações climáticas

Este é um livro sobre o ambiente, mas é mais do que isso.

É também sobre a vida de Greta e sua família, escrito com a cooperação de todos: Greta, sua irmã mais nova, Beata, seu pai, Svante, mas contado através da perspetiva de sua mãe, Marlena. Simultaneamente autobiografia, guia informativo sobre o estado atual do clima e comentário social, o livro salienta questões fundamentais e, no seu cerne, está a ideia de uma sociedade profundamente fragmentada, que é premente reconstruir. É “fundamental mantermo-nos unidos como seres humanos e encontrar a sustentabilidade” (Marlena).


Autor: Greta Thunberg

Presença, 2019

ISBN 978-972-23-6482-9

A defesa do ambiente é um dever de todos nós.

Agora que conheces melhor Greta Thunberg, coloca-te no seu papel e promove um debate  interturmas em que sejas orador, acerca do ambiente e da importância da ONU na defesa do planeta .

Informa-te em Como fazer?

Para saberes mais  e te inspirares, podes ver o filme I am Greta, cujo trailer aqui fica.

Eu, Malala - a minha luta pela liberdade e pelo direito à educação

No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola, quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre ela. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão e, agora, em todo o mundo, por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos.  Contada na primeira pessoa, esta é a história da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida.


Autor – Malala Yousafzai, Christina Lamb

 Trad. Cristina Carvalho

Presença, 2016

 ISBN 978-972-23-5173-7

Malala Yoysafzai, vencedora do Nobel da Paz, tem sido um exemplo para o mundo na luta pelo direito universal à educação. Seleciona alguns dos episódios mais marcantes da vida de Malala e produz um pequeno ebook ilustrado, contendo as ideias-chave que deles retiraste.

Informa-te melhor sobre a produção deste livro eletrónico em Como fazer?