BDFÃ

Sou, definitivamente, um leitor aos quadradinhos. A imagem e a mensagem complementam-se e isso agrada-me.

7.º ANO

Miss Marple - um cadáver na biblioteca

O cadáver estrangulado de uma mulher desconhecida é descoberto ao princípio da manhã sobre o tapete da biblioteca da residência do coronel Arthur Bantry e da sua esposa Dorothy.

Esta apela de imediato ao bom senso da sua amiga Jane Marple para desemaranhar uma meada ainda mais complicada do que parecia à primeira vista.


Autor – Dominique Ziegler

Il. Olivier Dauger

Trad. Jorge Colaço

Arte de Autor, 2019

ISBN 978-989-54326-0-8

Desenha uma árvore de personagens em que, de um lado, registes os acontecimentos principais com elas relacionados  e, do outro, as emoções, os sentimentos, a evolução dos acontecimentos.


Faz a tua apresentação da intriga com base nesta  árvore desenhada por ti.

Nem todos os cactos têm picos

Rita e Luísa são amigas desde a primária, mas a solidez dessa amizade vai ser testada, quando Luísa começa a gostar do João. Uma história simples de amizade entre duas amigas, marcada pelas recordações e pelo simbolismo das flores.


Autor – Mosi (pseud.)

Polvo, 2017

ISBN 978-989-8513-75-5

A amizade é um tema que se destaca na literatura pela importância que tem para cada um de nós, e a Luísa e a Rita não são exceções.

No entanto, tal como pudeste constatar, a  amizade entre as duas raparigas foi abalada pela presença do João. O que pensas sobre a forma como ambas as raparigas enfrentaram a situação? Terias agido do mesmo modo?

Já alguma vez estiveste numa situação idêntica? Devemos trocar uma amizade por um amor?

Transmite à turma o teu ponto de vista e solicita também a sua opinião.

8.º ANO

A quinta dos animais

Os animais da Quinta do Solar, cansados de uma vida de miséria e escravatura, decidem rebelar-se contra o seu único inimigo e senhor — o Homem. Porcos, cavalos, galinhas, cães, ovelhas lutam pela independência e pela liberdade, expulsando da herdade o seu terrível dono. A Quinta do Solar dá lugar à Quinta dos Animais, pautada pela igualdade e isenta de vícios humanos. Porém, no rescaldo da Revolução, novas tiranias despontam e as tentações do poder conspurcam as mais nobres causas. Certos animais tornam-se mais iguais do que outros e, com o passar do tempo, o ideal de vida pelo qual tanto lutaram reduz-se a uma memória fugidia.


Autor – Odyr

Ant. bibliog. George Orwell;

Trad. Carlos César Vasconcelos

Relógio D'Água, cop. 2021

ISBN 978-989-783-009-9

Uma história personificada por animais a quem são atribuídos os defeitos dos humanos para censurar a sociedade. Contudo, nesta fábula, o enredo é invertido e são enfatizados comportamentos animalescos de homens e mulheres.

Expõe aos teus colegas as características que, no teu entender, tornam especial esta versão em BD baseada no livro original de George Orwell.

Cosmicomix - A descoberta do Big Bang

Em 1964, Arno Penzias e Robert Wilson, dois jovens rádio astrónomos dos laboratórios Bell, estão a aperfeiçoar o funcionamento de uma grande antena, em Holmdel, Nova Jérsia, e captam um zumbido de fundo misterioso. Começa assim uma investigação que os levará a rever meio século de história da ciência e culminará numa das descobertas maiores da humanidade.

Seguindo as pisadas de outros cientistas, deparam com descobertas sensacionais e intuições injustamente descartadas. 


Autor – Amedeo Baldi, Rossano Piccioni

Trad. Florbela Marques

Gradiva, 2015

ISBN 978-989-616-659-5

São muitos os investigadores portugueses a trabalhar no CERN. Redige uma entrevista a um desses investigadores. 

Com recurso às tecnologias, grava a entrevista em podcast para passares no dia da tua apresentação.

Não te esqueças de investigar com rigor e de elaborar, cuidadosamente, o guião da entrevista. 

Sabe mais  em Como fazer?

9.º ANO

As desventuras do rei Midas

Reino da Frígia. Perdido na floresta, um ser horrendo é capturado por criados do rei Midas. Rapidamente é libertado porque Midas reconhece tratar-se de Sileno, um ser formidável que não é outro senão o pai espiritual de Dioniso. Em jeito de agradecimento, o deus das festas, do vinho e da natureza selvagem oferece ao soberano a possibilidade de realizar um desejo. Midas, encorajado pela sua lendária estupidez e ganância, pede que lhe seja concedido o toque de ouro, sem pensar nas consequências perversas de tal poder. Como viver, beber e comer se tudo aquilo em que toca se transforma instantaneamente em metal precioso?


Autor – Luc Ferry, Clotilde Bruneau

Il. Didier Poli, [ et al.…]

Trad. Maria de Fátima Carmo

Gradiva, 2020

ISBN 978-989-616-992-3

Sabes o  que são mitos? Faz uma pesquisa e explica à turma, no princípio da tua apresentação.

“Baco ou Dionísio, o deus do vinho, ofereceu a Midas o direito de escolher a recompensa que desejasse. Midas pediu que “tudo o que tocasse se transformasse em ouro”. O deus consentiu, embora pesaroso por ele não ter feito uma escolha melhor.” in wikipédia.org (adaptado).

 Exprime a tua opinião sobre o desejo formulado por Midas.

Imagina que um dos deuses da mitologia grega ou romana, à tua escolha, te oferecia uma recompensa. O que escolherias?

Mataram a cotovia

Um retrato assombroso de raça e classes sociais, inocência e injustiça, hipocrisia e heroísmo, tradição e transformação no Sul Profundo dos EUA dos anos trinta. Mataram a Cotovia, de Harper Lee, mantém a mesma atualidade que tinha em 1960, quando foi escrito, durante os turbulentos anos do Movimento dos Direitos Civis nos Estados Unidos. Agora, este aclamado romance renasce como romance gráfico. Scout, Jem, Boo Radley, Atticus Finch e a pequena cidade de Maycomb, no Alabama, são representados de forma nítida e comovente pelas ilustrações de Fred Fordham. “Este fantástico romance gráfico revela uma nova perspetiva aos antigos leitores do livro, sendo ao mesmo tempo uma bela introdução para jovens ou para qualquer adulto a quem esta incrível história tenha passado ao lado.” [USA Today]


Autor - Harper Lee

Il. e adapt. Fred Fordham

Trad. Fernando Ferreira-Alves

Relógio D’Água, 2020

SIBN 978-989-641-926-7

Jean Louise, ou Scout, como, habitualmente, lhe chamam não compreende a maldade e a hipocrisia do “mundo dos adultos”.

E tu, que visão tens desse mundo? Também pensas que a maioria das pessoas vive de aparências e despreza aquilo que mais importa?

Quem representa, aqui, a ave, a cotovia? Porquê?