Intemporal

Gosto de clássicos. De histórias antigas. De livros que o tempo consagrou.

7.º ANO

Histórias das Mil e Uma Noites

Há muitos, muitos anos, na Pérsia antiga, quando existiam ainda génios, bravos marinheiros e pássaros extraordinários, viveu uma mulher corajosa que, durante mil e uma noites, contou histórias fantásticas para salvar a própria vida. Não gostavas de a conhecer?

Neste livro, adaptado por Amy Steedman, estão algumas histórias que o Sultão adorava ouvir e “eu decidi contá-las porque acho que vos vão encantar, como outrora encantaram o Sultão da Arábia”.

A apresentação do livro é feita por Dom Quixote.


Adapt. Amy Steedman

Il.  Weberson  Santiago

Trad.  Amina El Guendy  

Porto Editora, 2020

ISBN 978-972-0-73022-0

A personagem principal desta obra chama-se Xerazade, uma mulher inteligente e corajosa que encontrou uma estratégia para salvar a própria vida.

Coloca-te no lugar dela e  redige um anúncio de procura de emprego como contador de histórias a ser publicado num jornal diário de  grande divulgação.

A apresentação do livro é feita por Dom Quixote. Substitui-te ao Dom Quixote e faz a apresentação do livro à turma.

De todas as histórias contidas no livro, qual é a tua preferida? Conta porquê aos teus colegas.

História de Dom Quixote

Adaptação e resumo da obra clássica de Cervantes, contemplando alguns dos episódios mais conhecidos - as lutas contra os moinhos de vento, o rebanho de carneiros, o teatro de fantoches, entre outros - e preservando o humor saboroso ali presente. 

Há muitos livros desta coleção que te podem interessar. Procura-os na Biblioteca da tua escola.


Adapt. John Lang

Ant. bibliog. Miguel de Cervantes Saavedra

Trad. Filomena Maria E. Aguiar de Vasconcelos

Porto Editora, 2020

ISBN 978-972-0-73023-7

Nesta história, quase nada é aquilo que parece, não se sabe muito bem onde acaba a realidade e começa a ficção.  

Lê em voz alta algumas das  passagens da obra que mais te encantaram.

Constrói alguns fantoches (não precisam de ser muito elaborados. Uma simples meia velha pode fazer milagres. Descobre!), prepara e apresenta um espetáculo que retrate uma  das tuas passagens favoritas e surpreende a tua turma.

Dom Quixote é uma das mais famosas  obras da literatura universal, tendo inspirado  muitos  artistas e muitos escritores -

Pablo Picasso, Salvador Dali,  Cândido Portinari e Carlos Drumond de Andrade. Impressiona os teus colegas indicando o que fizeram.

8.º ANO

A Ilíada de Homero - contada às crianças e ao povo

Deuses, heróis, combates. A humanidade que se mede até ao limite, através da sua capacidade de suplantar as suas limitações, aproximando-se da condição divina. A Guerra de Tróia é o cenário de um poema que é sobre a condição humana, tanto quanto o é sobre a recriação de um passado mais ou menos mitificado.


Adapt. João de Barros

Ant. bibliog. - Homero

Sá da Costa, 2008

ISBN: 978-972-562-344-2

Escreve a letra de uma canção que possa constituir-se como um hino à  vontade da humanidade para suplantar as suas limitações e aproximar-se do divino. Baseia-te no que leste, refere algumas das personagens, os seus feitos e os acontecimentos mais importantes. 

Poderás também criar a música ou adaptar a letra a uma já existente. Se souberes e quiseres cantar, ainda melhor: vais fazer com que ninguém se esqueça de A Ilíada de Homero! Sugere ao professor a projeção da letra para que toda a turma possa acompanhar.

Aqui fica um exemplo: Hino à alegria de Beethoven.

A Eneida de Virgílio - contada às crianças e ao povo

João de Barros faz a adaptação em prosa do poema épico latino A Eneida. O autor condensa e simplifica a leitura desta importante obra da literatura universal, tornando-a acessível.

Nesta adaptação, ao ler a  A Eneida, Sophia de mello Breyner Andresen  percebe que a história de Eneias é a continuação da Ilíada, mas mais do que isso, é a mesma história vista pelos olhos de quem tinha perdido a guerra de Tróia. 

Tendo necessidade de fugir de Tróia, Eneias enceta uma viagem alucinante em que os deuses  ora ajudam ora fustigam a nau e criam problemas e perigos difíceis de enfrentar. O que irá acontecer?


Adapt. João de Barros

Ant. bibliog. Virgílio

Sá da Costa, 2008

ISBN: 978-972-562-359-6

A Eneida, na sua versão original,  é um grande poema épico que foi escrito no século I a.C. pelo poeta romano Virgílio e publicado após a sua morte. Considerada um clássico da literatura mundial que inspirou diversos poetas posteriores como Dante Alighieri e Luís de Camões.

Pelas suas características, esta é a obra ideal para construíres uma barra cronológica online, e para nela identificares os momentos marcantes deste poema épico ou desta epopeia. Podes consultar o tutorial em Como fazer?

Esta barra cronológica vai constituir um excelente instrumento de apoio à tua apresentação oral.

9.º ANO

Divina Comédia - de Dante

A Divina Comédia é um dos livros mais representativos do Renascimento e deixou de ser um clássico italiano para alcançar o título de clássico da literatura universal. A obra, originalmente escrita em florentino, no século XIV, foi gradativamente sendo traduzida para as mais diversas línguas.

Assim como a Odisseia, o clássico de Dante é, na sua forma original,  um poema. São cerca de 100 cantos com aproximadamente 140 versos cada um. 

O poema divide-se em três partes - o Paraíso, o Purgatório e o Inferno -, ao longo das quais ficamos a conhecer Dante, o narrador e o protagonista desta narração na sua passagem por estas dimensões.


Autor: João de Barros

Ant. bibliog. Virgílio

Sá da Costa, 2008

Clássicos da Humanidade

ISBN: 978-972-562-359-6

O protagonista vai passar pelo paraíso, pelo purgatório e pelo inferno. Qual dos relatos mais te surpreendeu? Expõe os teus motivos.

Faz um mapa mental,  online ou em papel (podes usar folhas A3 ou papel cenário, para uma mais fácil visualização) sobre o Renascimento e enriquece-o com imagens ilustrativas desse período da História. Refere em que medida esta  obra se encaixa no Renascimento de que é representativa.

Informa-te em Como fazer

Este mapa, além de captar a atenção da turma,  vai proporcionar uma melhor compreensão da obra que leste e que estás a apresentar, bem como da época em que foi escrita.

A odisseia de Homero - Adaptada para jovens

«Mil e duzentos anos antes do nascimento de Jesus Cristo, vivia na ilha grega de Ítaca um jovem príncipe chamado Telémaco. Seu pai tinha partido para a guerra quando ele era ainda bebé.»

Assim começa a narração da Odisseia de Homero Adaptada para Jovens, escrita por Frederico Lourenço a partir da sua tradução do original de Homero, em grego clássico. Mantendo sempre vivos o rigor histórico e a qualidade literária, Frederico Lourenço desperta nos jovens a vontade de acompanhar as aventuras de Ulisses/Odisseu, transformando um dos livros fundamentais da nossa civilização numa aventura para todas as idades.”

 In Wook


Adaptação: Frederico Lourenço

Ant. bibliográfico – Homero

Quetzal, 2018

ISBN 978-989-722-474-4

Escolhe uma personagem que te tenha impressionado e descreve-a aos teus colegas de modo a entusiasmá-los.

Constrói uma barra cronológica online e  assinala nela os momentos mais marcantes desta epopeia.

Faz uma pesquisa sobre a mitologia grega e romana e constrói uma tabela comparativa.

Sabias que esta obra deu origem a uma série de 12 episódios transmitidos, em 2014, pela RTP? 

Ficaste com curiosidade? Então vê aqui!