Viajante

Sou viciado em viagens no tempo e no espaço. Partir à descoberta é uma das minhas paixões.

7.º ANO

A volta ao mundo em 80 dias

Phileas Fogg, um aristocrata inglês, faz uma aposta arrojada com os membros do seu clube em como dará a volta ao mundo em 80 dias. Parte então à aventura, acompanhado pelo seu criado. Para vencer o desafio, teria de estar de volta a Londres no dia 21 de dezembro de 1872, às vinte horas e quarenta e cinco minutos. Porém, Fogg é acusado de estar por detrás do assalto ao Banco de Inglaterra, o que fará com que o detetive Fix parta no seu encalço, perseguindo-o por toda a parte. Do Egito à Índia, e depois para a China, Japão, Estados Unidos (São Francisco e Nova Iorque) e de volta a Inglaterra, somos levados numa viagem através de vários continentes, em diversos meios de transporte existentes na época - vapores, comboios, carruagens, e até mesmo elefante -, numa jornada emocionante que desperta o nosso espírito de aventura e nos leva de volta à infância.


Autor - Júlio Verne

Bertrand 

ISBN 978-972-252-094-2

Imagina esta viagem feita nos dias de hoje. Queres planeá-la?

De que modo, com que meios e em quanto tempo se poderá  fazer o mesmo percurso?

Espreita o trailer de A volta ao mundo em 80 dias  e  tenta ver o filme.

Quatro cantos do mundo

Quatro Cantos do Mundo reúne quatro aventuras em quatro ambientes diferentes do planeta Terra: o Pólo Norte, o deserto, a selva, o fundo do mar.

Todas elas nos são contadas por um Viajante das Estrelas, que se aproximou do planeta e conta histórias que conheceu em quatro cantos do mundo... Ao mesmo tempo, cada uma destas histórias é dedicada pela autora a um grande explorador do planeta, quatro figuras que foram para ela importantíssimas para estimular a imaginação e dar respostas à curiosidade pelo planeta que nos rodeia: Amundsen, no Pólo Norte, Livingstone, no deserto, Richard Attenborough, na sela e Cousteau nas profundezas do mar.


Autor - Cristina Carvalho

Lisboa: Planeta, 2014

ISBN 978-989-657-514-4

Imagina que  tinhas a possibilidade de fazer uma destas quatro viagens contadas pelo Viajante das Estrelas. Qual escolherias e porquê?

Conheces os exploradores a quem é dedicada,  pela autora do livro,  cada uma das histórias?

Aprende mais sobre eles em: 

Roald Amundsen

David Livingstone

David Attenborough

Jacques Cousteau

8.º ANO

Fernão de Magalhães - o homem que se transformou em planeta

Esta é a história do português mais famoso de sempre.

Com o nome de Magalhães foram batizadas duas galáxias, uma sonda espacial da NASA que viajou até Vénus, uma cratera de Marte, um estreito entre dois oceanos, um sistema de GPS pioneiro, um modelo de computador, uma baía e um tipo de pinguins - já para não falar de muitos lugares e navios da realidade e da ficção!

Porquê tão grande celebridade? Porque, faz agora 500 anos, Fernão de Magalhães planeou e comandou a expedição mais louca de todos os tempos: a que deu, pela primeira vez, a volta ao mundo.


Autor – Luís Almeida Martins

Pato Lógico, 2019

ISBN 978-972-27-2801-0

Repara bem no título da obra. Como o interpretas? Na apresentação do livro à turma,  não deixes de chamar a atenção dos teus colegas para o seu significado.

Que atributos pessoais terão contribuído, na tua opinião, para o fantástico feito de Fernão de Magalhães?

Viagem no tempo com um hamster

No preâmbulo anuncia-se um facto insólito que envolve a morte do pai de Albert duas vezes e uma máquina do tempo.

É este mistério que alimenta a curiosidade do leitor ao longo de todo o livro. No dia em que completa 12 anos, o protagonista recebe uma carta do pai, falecido quatro anos antes. Ali encontra um conjunto de instruções que lhe possibilitarão salvar a vida do pai no passado. 

Entre várias peripécias, Albert vai refletindo e alterando as suas relações familiares, nomeadamente com o avô Byron e Carly, a filha do namorado da mãe. O hamster acaba por fazer parte de toda uma experiência que envolve mudar de dimensão e vários conceitos criados por Einstein.


Autor - Ross Welford

Trad. Filipa Veloso

HarperCollins Ibérica, 2020

ISBN  978-84-17222-82-6

Nesta obra, o hamster acaba por fazer parte de toda uma experiência que envolve mudar de dimensão e ilustrar vários conceitos criados por Einstein.

De  que conceitos se trata? O que sabes sobre as investigações de Einstein?

Faz uma pesquisa e explica à turma, por palavras tuas, quem foi e que consequências trouxeram as suas descobertas para o futuro da humanidade.

9.º ANO

O velho expresso da Patagónia

Viajar de comboio, atravessar um continente e nove países e chegar à Patagónia, a terra do silêncio. Um itinerário pela América do Sul, onde o leitor poderá (re)encontrar rostos, histórias e paisagens. 

O Velho Expresso da Patagónia, de Paul Theroux, é uma obra-prima que reinventou a arte da literatura de viagens, uma outra forma de ler o mundo.


Autor: Paul Theroux

Trad. Nuno Guerreiro Josué

Quetzal, 2020

ISBN 978-989-722-653-3

Por que razão a Patagónia é designada por “terra do silêncio”?

No decorrer da viagem, pudeste (re)encontrar rostos, histórias e paisagens” (cf. sinopse). Seleciona uma dessas paisagens e envia a um amigo um postal ilustrado: de um lado desenhas esse local  de que tanto gostaste, tendo por base a descrição feita na obra e, do outro, escreves a mensagem, salientado as razões que originaram a tua escolha.

Se quiseres fazê-lo em suporte digital, informa-te em Como fazer?

Peregrinação

Peregrinação de Fernão Mendes Pinto é um livro de aventuras e peripécias inacreditáveis… mas baseadas em factos verídicos da viagem de Fernão Mendes Pinto pela Ásia. O personagem principal, António de Faria, viaja pelos destinos mais recônditos do mundo à data conhecido; é aprisionado, vendido, naufraga, conquista cidades, perde companheiros, acumula e perde tesouros e regressa para contar a história. Tendo como pano de fundo a época dos Descobrimentos, esta adaptação de Aquilino Ribeiro da primeira narrativa de viagens portuguesa tem todos os ingredientes de um livro de aventuras: perigo, revelações e descobertas, animais fantásticos e culturas desconhecidas e o grande mistério do que se encontra do outro lado do mar.

Autor – Aquilino Ribeiro

Ant. bibliográfico – Fernão Mendes Pinto

Bertrand, 2009

ISBN 978-972-25-2013-3

Na apresentação do livro à turma, chama a atenção para a perigosidade das viagens marítimas do século XVI, a bravura, a determinação e a intensidade da aventura durante os 21 anos que Fernão Mendes Pinto passou fora de Portugal.

Algum episódio te impressionou mais fortemente? Que exemplos consegues dar das trocas e influências culturais mútuas ocorridas ao tempo?